quinta-feira, 20 de julho de 2017

Academia de Cordel pretende fortalecer literatura de SE

Cordelistas Izabel Nascimento e Maria Salete Nascimento.
Foto: Divulgação.

Academia Sergipana de Cordel será composta por 37 cadeiras.
Foto: Divulgação.

Almir Ribeiro, um dos cordeslitas que serão empossados. 
Foto: Portal Infonet.

Solenidade ocorreu no Museu da Gente Sergipana.
Foto: divulgação.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 19/07/2017.

Academia de Cordel pretende fortalecer literatura de SE.

Academia Sergipana de Cordel será composta por 37 cadeiras.

Cordelistas, escritores, poetas e amantes da literatura se reuniram na noite desta quarta-feira, 19, para a cerimônia de instalação da Academia Sergipana de Cordel (ASC).

A Academia Sergipana de Cordel já chega com uma importante missão: valorizar a literatura cordelista e consagrá-la como marco na história de Sergipe.  “Hoje é um dia de marco na história do cordel em Sergipe, pois 19 de julho é o Dia do Cordelista. Faremos uma homenagem à José Firmino Cabral, referência do cordel no Brasil e no mundo, que será nosso patrono. Todos que serão empossados beberam da fonte cultural que ele deixou e um dos nossos compromissos é eternizar a memória de José Firmino, assim como o trabalho de todos os cordelistas de Sergipe”, comenta a pedagoga e cordelista Izabel Nascimento, que é presidente da ASC.

A Academia de Cordel terá 37 cadeiras. Uma delas é a do cordelista Almir Ribeiro. “O Cordel sempre esteve no seio povo, mas ficou um pouco apagado. Com a presença da academia, acredito que o cordel vai ganhar força e ser doutor”, opina.

A solenidade de instalação da Academia Sergipana de Cordel ocorreu no Museu da Gente Sergipana. O evento contou com a declamação de cordelistas e apresentação do grupo Vocal Vivace.

Por Verlane Estácio.

Texto reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário