sábado, 8 de julho de 2017

Sucesso do Arraiá do Povo 2017, na Orla de Atalaia, em Aracaju





Publicado originalmente no site Agência SE., em 07 de Julho de 2017.

Pesquisa constata satisfação de sergipanos e turistas com Arraiá do Povo 2017

Constatação foi feita através de pesquisa de satisfação realizada durante os dez dias de festa

No mês de junho, o sergipano gosta mesmo é de dançar ao som do autêntico forró, ritmado pela sanfona, zabumba e triângulo. Pelo menos é isso que isso que afirma a pesquisa de satisfação realizada pela Padrão Pesquisas Científicas, sobre a etapa do Encontro Nordestino de Cultura realizada no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia. A festa aconteceu entre os dias 22 de junho a 1º de julho e reuniu atrações que apresentaram a população o típico forró produzido no nordeste.

De acordo com a pesquisa, que entrevistou 1.250 pessoas, 74,4% delas eram sergipanos. Mas o público também contou com turistas da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Brasília, Alagoas, Goiás, Pernambuco e de países como França, Portugal e Estados Unidos. Além disso, entre o público que participou da pesquisa, 39,6% das pessoas foram à festa mais de três vezes, com uma porcentagem de 89,6 de satisfação com as atrações apresentadas.

A organização geral da festa também foi elogiada pela população. Dentre os entrevistados 34,4% consideraram a organização ótima e 53,3% boa, e 94,8% das pessoas indicariam a festa para amigos ou parentes. Vale destacar ainda que 40,60% das pessoas consideram a edição 2017 melhor que as anteriores, consagrando-a como a melhor edição desde a sua fundação.

Para os organizadores do evento o reconhecimento da população é motivo de grande alegria, principalmente pelo esforço em realizar o Arraiá do Povo em um ano de parcos recursos. “Procuramos parceiros que entenderam a importância da valorização cultural sergipana e a necessidade de um evento do porte do Arraiá do Povo para economia e o turismo no nosso Estado. O resultado foi tão positivo quanto esperávamos”, afirma o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, lembrando do patrocínio do Banese Corretora de Seguros, Caixa Econômica Federal e apoio da Unit, Maratá, Sebrae, Fundação Aperipê e Assembleia Legislativa.

Outra constatação importante pôde ser feita através da pesquisa. Mais uma vez, o Arraiá do Povo se firmou como uma festa tranquila e de âmbito familiar. Dos entrevistados, 32,4% foram ao Arraiá acompanhados de parentes, 31,2% por companheiros e 27,6% por amigos. Com relação à segurança na festa e em seu entorno mais de 90% das pessoas que responderam a pesquisa a consideraram boa ou ótima. 

Sobre a festa

O Arraiá do Povo completou dez anos em 2017. Há três anos, a festa ganhou o selo de Encontro Nordestino de Cultura, dando mais credibilidade, e acrescentando a sua marca o selo de uma programação formada exclusivamente por artistas que trabalham apenas com a música tradicional junina e na sua valorização. De lá para cá, a seleção das atrações se firmou por meio de edital de chamamento público, dando mais idoneidade e reduzindo os custos coma atrações na festa.

Através do edital, os artistas se inscrevem em categorias específicas, com documentação técnica, além de portfólio comprobatório do trabalho de cultura regional desenvolvido. A seleção é feita por uma comissão técnica especializada em música e com vasto conhecimento em cultura nordestina.

Entre as atrações, destacaram-se os sergipanos Mestrinho, João da Passarada, Lourinho do Acordeon, Casaca de Couro, Orquestras Sanfônica e Sinfônica, Amorosa, Sena, Fernando Crateús, Trio Maturi, banda Balança Eu, além dos artistas de outros estados: Falamansa, Silvério Pessoa, Nando Cordel, Wilma Araújo, Quinteto Violado, Sandro Becker e Trio Virgulino.

A Festa foi promovida pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese Corretora de Seguros, Caixa Econômica Federal e apoio da Unit, Maratá, Sebrae, Fundação Aperipê, e Assembleia Legislativa. Participaram do evento a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Polícia Militar, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Comunicação, Emsetur, Pacific Eventos e BHS Eventos.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário