quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Homem mais velho do mundo é um sergipano de Riachão do Dantas


Publicado originalmente no site F5 News, em 22/08/2017.

Homem mais velho do mundo é um sergipano de Riachão do Dantas

A reportagem F5 News tomou conhecimento na última semana de um fato inusitado e que traz muito orgulho para a população sergipana e brasileira. Na cidade de Riachão do Dantas, comemorou aniversário no último dia 15 o senhor Zózimo Salvador de Melo, mais conhecido por “Seu Jormi”, morador do povoado Tanque Novo, município de Riachão do Dantas. 

Até aí tudo é corriqueiro, como os aniversários das pessoas. Contudo, Seu Jormi, completou 115 anos de vida. O trabalhador rural, nascido em 15 de agosto de 1902, atualmente é o homem mais velho do mundo, considerado um Decano da Humanidade. O supercentenário comemorou seu aniversário com amigos e familiares, com uma temática que o alegra muito, uma festa infantil. 

A bisneta de Seu Jormi, Joeneide Costa, comemorou a descoberta e disse o quanto isso é importante para a família. 

“É muito gratificante. Não só para mim, mas para toda a família ele ter sido descoberto e receber esse reconhecimento. Pela pessoa que sempre foi, e é. Nossa família é muito numerosa e unida, e isso devemos a ele. Pois apesar de não ter sido alfabetizado em escola, nos proporcionou e continua nos ensinando sempre, através de sua vivência e de sua sabedoria. Ele é o nosso exemplo de vida. Tenho muito orgulho do meu bisavô. Agradeço muito ao jornalista que ajudou nessa descoberta”, conta Joeneide.

Ao saber da notícia, a prefeita da cidade, Gerana Costa, comemorou a longevidade de Seu Jormi e lembrou o quanto esse fato é importante para as vidas dos seus familiares e para a cidade de Riachão do Dantas. A descoberta do fato se deu com a participação do jornalista Marcio Rocha, do Portal F5 News, e do geógrafo Eraldo Andrade, morador da cidade. 

“Essa é uma notícia maravilhosa! Descobrir que Seu Jormi é o homem mais velho do mundo é sensacional. E sendo um cidadão de Riachão do Dantas nos deixa mais felizes ainda. Agora, vamos trabalhar para ajudar a família a conseguir o reconhecimento dele como o homem mais velho do mundo. Seu Jormi é um homem muito querido pela família, uma pessoa que contribuiu muito com a cidade e nossa cidade se orgulha de ter entre seus habitantes, o decano da humanidade é um conterrâneo que nos enche de orgulho”, afirmou Eraldo.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) confirmou a longevidade de Seu Jormi, atestando que ele nasceu, de fato, no ano de 1902. A família está trabalhando para levar a informação ao Guiness Book, para garantir o reconhecimento do senhor Zózimo Salvador de Melo, oficialmente, como o homem mais velho do mundo. Atualmente, o homem mais velho do mundo é reconhecido como sendo o japonês Masazou Nokana, nascido em 25 de julho de 1905, com 112 anos.

Com a descoberta do supercentenário da cidade de Riachão do Dantas, Seu Jormi supera o japonês em 2 anos, 11 meses e 21 dias. Entrando na lista do Guiness Book, Seu Jormi deverá ser reconhecido como a sexta pessoa mais idosa de todo o planeta. Na lista de todos os supercentenários da humanidade, as pessoas mais idosas que já viveram, o agricultor aposentado entrará na lista na honrosa 40º posição, sendo o segundo homem. Apenas o japonês Jiroemon Kimura, falecido em 2013, o superou. Kimura morreu com 116 anos e 54 dias. Zózimo Salvador de Melo já é a pessoa mais velha de toda a história do Brasil, superando Maria Gomes Valentim, que viveu 114 anos e 47 dias.

*A reportagem F5 News já encaminhou as informações sobre o homem mais longevo da face da terra para o Guiness Book, o Livro dos Recordes.

Texto e imagem reproduzidos do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário