quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Jorge Carvalho e suas mil palavras


Publicado originalmente no Facebook/Amaral Cavalcante, em 30/08/2017.

31 de agosto, no YAZIG!.

Lançamento de livro e exposição fotográfica de Jorge Carvalho do Nascimento:

Jorge Carvalho e suas mil palavras

“O escritor e o fotógrafo utilizam as mesmas ferramentas, mas enquanto um descreve uma imagem com mil palavras o outro descreve mil palavras com uma imagem.” (Jefferson Luiz Maleski).

A fotografia, ao longo da sua história, firmou-se como a arte da síntese e o fotógrafo que se faz arguto expectador da vida em constante transição, tornou-se uma espécie de mago do instante congelando o gesto que se perderá instantes depois, a natureza em sua infinita beleza, as coisas inanimadas que se interpõem entre nós e a estupefação da gente diante disso tudo.

O fotógrafo transita como um colecionador de essencialidades num cenário em mutação, mas só ele se move: sobe montanhas, deita-se na lama, entra no intempestivo rio do nosso dia -a- dia, e, bailarino em incríveis coreografias, pesca o instante clicando para a posteridade o que só vimos de relance. È um pescador de eternidades.

Jorge Carvalho - professor doutor de saberes reconhecidos - entregou-se à paixão pela fotografia e nela vem empregando a mestria do seu discernimento. Sua câmera, tecnicamente manipulada com correção e compromisso estético, revela-nos a necessária sensibilidade de um artista a cuidar, com inteiro respeito pela arte que abraçou, tanto da seleção da cena que lhe despertou a atenção quanto do perfeito enquadramento dela, da luz que a envolve com o um manto de realidade no momento clicado e, principalmente, no seu significado para todos nós.

Nesta sua primeira exposição pública, o fotógrafo Jorge Carvalho nos brinda com uma diversa seleção dos seus trabalhos, todos eles impregnados da sua arguta sensibilidade e apuro técnico, a prometer, na aguardada continuidade da sua preciosa contribuição à arte da fotografia, um considerável legado.

Afinal, Jorge nos revela aqui que não faz uma foto apenas com a câmera, ele sabe que o seu ato fotográfico guarda para a posteridade todos os livros que leu, os filmes que viu, a música que ouviu lhe embalando os primeiros amores, a visão de mundo que os seus pais lhe intuíram e o respeito que nós, os seus contemporâneos, temos, pela sua integridade intelectual.

Agora, é ver.

Amaral Cavalcante.

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Amaral Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário