sábado, 16 de setembro de 2017

Mestres da Medicina em Sergipe - Dr. Todt


Publicado originalmente no Facebook/Antonio Samarone, em 12 de setembro de 2017.

Dietrich Wilhelm Todt (um alemão, nascido na Bahia, com a alma sergipana).

Por Antônio Samarone.

O Dr. Todt nasceu em 27 de dezembro de 1937, na Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador/BA. Só nasceu, pois na verdade é natural de Cachoeira do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano. O pai, Hans Karl Todt (João Carlos Todt), veio da Alemanha logo após a Primeira Guerra, para trabalhar nas fábricas de charutos Dannemann e Suerdieck, empresas de origem alemãs; a sua mãe é a baiana Stella Machado Todt. O Dr. Todt fez o primário no Colégio Montezuma, em Cachoeira; e o secundário no Colégio Maristas, em Salvador.

Em 1958, entrou na Universidade no curso de medicina veterinária, tendo concluído em 1962. Como médico veterinário, foi funcionário da Inspetoria Sanitária da Bahia. Em paralelo, em 1959 foi também aprovado no vestibular para o curso de medicina. Como não era possível fazer os dois cursos ao mesmo tempo, esperou concluir o de Veterinária, e em 1963, começou para valer o curso de medicina, tendo se tornado médico em 1968. Em resumo, o Dr. Todt formou-se em medicina veterinária em 1962; e em medicina em 1968.

Atendendo ao convite do concunhado Dr. José Augusto Barreto, transferiu-se para Aracaju logo após a conclusão do curso de medicina. Atuou no INAMPS, inicialmente no Serviço de Emergências Médicas da Previdência Social (SAMDU). Foi plantonista do Pronto Socorro do Hospital de Cirurgia, atuando ao lado dos colegas Fernando Felizola e Fernando Sampaio. Pertenceu ao corpo clínico do Hospital São José. Em 1972 prestou concurso para a UFS, lecionando a disciplina parasitologia, depois substituiu Aírton Teles na clínica, após fazer o mestrado em pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no serviço do professor Mário Rigatto, nos anos de 1976 e 1977. Na chegada do Dr. Todt à Sergipe, surgiu um boato no meio médico, dizia-se a boca miúda: o Dr. José Augusto Barreto é tão influente, que trouxe um concunhado da Bahia, que mesmo sendo médico veterinário está atendendo gente no hospital.

O Dr. Todt iniciou a nova pneumologia em Sergipe, a especialidade com vocação clínica, próxima a cardiologia. Antes, os médicos especializados em pulmão eram os tisiologistas, centrados no combate da tuberculose e ligados à Saúde Pública. Tisiologistas tivemos Paulo Faro, José Maria Rodrigues, Lourival Bonfim, entre outros. Na pneumologia clínica o pioneiro foi o Dr. Todt. A especialidade teve grande avanço com a descoberta dos corticoides inalatórios, dando um impulso no tratamento da asma, antes de baixa eficácia. Usava-se o chá de zabumba (Brugmansia suaveolens), uma planta alucinógena, no tratamento da asma.

O Dr. Todt participou, ao lado de José Augusto Barreto e outros colegas, na criação da Clínica São Lucas, em 18 de outubro de 1969, sendo o seu Diretor Clínico. Em seguida, a Clínica se transformou no atual Hospital São Lucas. Dr. Todt foi fundador da Sociedade Sergipana de Pneumologia, tendo exercido a presidência da entidade por dois mandatos. Presidiu o 11º Congresso Norte Nordeste de Pneumologia, realizado em Aracaju. Membro fundador da Academia Sergipana de Medicina, onde ocupa a cadeira de número quinze, que tem como patrono o Dr. Gérson Siqueira Pinto.

O Dr. Todt é casado desde 1964, com a nutricionista Eunice de Azevedo Todt (Dona Nicinha), pai de seis filhos (Ângela, Ana Luiza, João Carlos, Maurício, Sérgio e Miguel); avô de onze netos e bisavô de Alice. Por influência do pai, o Dr. Todt é torcedor do Fluminense e possui a alma luterana, mas acompanha a esposa nos cultos católicos. Aos oitenta anos, o Dr. Todt mantém a disciplina germânica, uma memória intacta e a clareza do dever cumprido. Acredita que a medicina artesanal, humanizada, centrada na relação médico paciente é superior a atual medicina dos procedimentos, centrada apenas na incorporação da tecnológica. “É fundamental o toque, o contato, a atenção acolhedora aos pacientes”, nos ensina o Dr. Todt. (foto: Dr. Todt e dona Nicinha).

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Antonio Samarone.

----------------------------------
Reações, curtidas e comentários, em postagem original no perfil
do Facebook de Antônio Samarone > http://bit.ly/2f1uQX4

Nenhum comentário:

Postar um comentário