sábado, 20 de janeiro de 2018

Multiplicadores das riquezas populares sancristovenses

Foto: Danielle Pereira

ESPECIAL CULTURA: 
OS MESTRES QUE ENCANTAM E MULTIPLICAM OS SABERES POPULARES

Multiplicadores das riquezas populares sancristovenses

De Redação - 15 de dezembro de 2017

Multiplicadores das riquezas populares sancristovenses, os personagens que compõem o acervo cultural de São Cristóvão encantam pela beleza, criatividade e importância histórica do que produzem. Todo este trabalho agora também tem o reconhecimento nacional pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do “Edital Culturas Populares 2017”, no qual três personalidades do município foram premiadas.

Jorge dos Santos (Seu Jorge do Estandarte), Nivaldo Oliveira e José Augusto dos Santos (Zé de Obakossou) estão entre os 500 artistas e personalidades nacionais selecionados pelo Ministério da Cultura para receberem o prêmio, que tem como objetivo fortalecer as expressões culturais brasileiras e valorizar quem mantém viva as manifestações populares nacionais. Por transmitir o conhecimento e pelo papel desempenhado no contexto histórico-cultural, o Ministério os concede a titulação de mestre.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Turismo e Cultura João Bebe-Água, Gaspeu Fontes, a premiação reconhece a importância da produção cultural de São Cristóvão no cenário nacional, e dos artistas e personalidades da área, que preservam e difundem as tradições sancristovense.

Gaspeu Fontes 
Foto: Danielle Pereira

“É muito importante para o município ver o trabalho dos seus artistas, a produção do seu povo valorizados. Para nós, sempre o foram, mas agora eles são oficialmente mestre, o que revela a força dos saberes populares.”

O historiador e diretor de Turismo da fundação,Thiago Fragata, explicou que a instituição deu todo o suporte à iniciativa, orientando os interessados sobre o processo de inscrição. Ele defende ser este o papel do poder público: apoiar todas as propostas que valorizam e divulgam as expressões do seu povo.

Thiago Fragata 
Foto: Danielle Pereira

“Esta premiação reforça o potencial cultural de São Cristóvão e destaca os nossos mestres, cujo papel é fundamental para preservar a cultura popular e socializar os conhecimentos”, avaliou Fragata. O diretor fez questão de agradecer toda a equipe da fundação pelo empenho e dedicação. “Fizemos uma verdadeira força-tarefa para que tudo desse certo. Estamos muito felizes e gratificados.”

Das 500 premiações nacionais, 200 são destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram. Cada iniciativa selecionada recebe R$ 10 mil.

Aos nossos mestres, obrigado!

Texto e imagens reproduzidos do site: expressaosergipana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário